Justiça Federal anula posse de Lula
A Justiça Federal divulgou agora há pouco a decisão do Juiz Itagiba Neto anulando a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como M...
https://oreidanoticia.blogspot.com/2016/03/justica-federal-anula-posse-de-lula.html
A Justiça Federal divulgou agora há pouco a decisão do Juiz Itagiba Neto anulando a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Ministro Chefe da Casa Civil.
Decisão do juiz federal Itagiba Cata Preta Neto deferiu pedido de liminar para sustar ato de nomeação de Lula na Casa Civil ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro até que seja julgado o mérito da ação.
"Em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da autuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro", escreveu o magistrado no despacho.
A medida tem alcance nacional e foi decidida por risco ao exercício do Judiciário. Tem aplicação imediata e, se houver recurso, o mérito vai ser decidido pelo TRF-1ª Região.
O ex-presidente chegou pouco depois das 8h desta quinta-feira a Brasília, em voo fretado, para a cerimônia de posse, marcada por um duro discurso da presidente Dilma Rousseff contra procedimentos considerados abusivos da força-tarefa da Lava-Jato.
O petista chegou em meio a grande tensão de conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff que mostram indícios de acerto entre os dois para obstruir a Justiça e prejudicar as investigações, como por exemplo, o envio de um termo preventivo de posse em ‘caso de necessidade’. .
A cerimônia que oficializaria o retorno de Lula ao governo estava marcada para a próxima terça-feira, dia 22, mas depois da divulgação da conversa, o governo antecipou a posse para hoje, às 10h. Integrantes da Lava-Jato viram sinais de tentativa de obstrução à Justiça nos diálogos, assim como juristas ouvidos pelo Globo.
Junto ao ex-presidente, tomaram posse ainda Mauro Lopes (PMDB-MG) como ministro da Aviação Civil, Jaques Wagner como chefe de gabinete e Eugênio Aragão no posto de ministro da Justiça.
Fonte: Portal do Holanda